CARNAVAL DE RUA DO RIO 2018: NOSSAS IMPRESSÕES

O Carnaval é eterna inspiração pra nós do Bureau. Retrato dos nossos dias, é, também uma fonte de reflexão, expondo comportamentos emergentes e tendências de estilo.  Não se pode negar que este foi um dos carnavais mais politizados do últimos anos. As insatisfações com os governos atuais e com o crescimento do conservadorismo no Brasil se refletiram nas ruas com força máxima e, também, nos desfiles das Escolas de Samba, através de enredos com fortes críticas sociais, o que não se via há um bom tempo na Marquês de Sapucaí. Nada mais apropriado do que o próprio Carnaval, a festa do povo, palco da democracia e da resistência, para transbordar todas essas questões. No último Criável, em outubro de 2017, já havíamos previsto que este seria o Carnaval do desbunde nas ruas e na avenida ;). E chegamos a apontar o enredo da Mangueira “Com ou sem dinheiro, eu brinco”, como um belo exemplo desse movimento. (obs: Valeu, Paraíso do Tuiutí! Nos surpreendeu também, com sua releitura atual sobre a escravidão brasileira. Inesquecível.)

Com as nossas antenas bem ligadas, o que gente captou por aí em termos de Estilo, você confere abaixo:

Esse foi o Carnaval das maxi-cabeças-exuberantes-surrealistas. Algo meio Salvador Dalí meets Elsa Schiaparelli. Tinha de tudo, todas as formas e objetos que se possa imaginar. Desde saco de pipoca, passando por avião, lagosta, arara, e o que mais desse na telha. As da Alexia Hentsch e OPavão foram as nossas preferidas.

cabeças

Os tênis esporte, tipo Adidas e New Balance deram espaço pros Converse coloridões (clássico!). O bom e velho look body + pochete já perdura há 3 carnavais e continuou firme e forte. Porém, a turma mais descolada apostou ainda mais nas hot pants. E a casadinha da vez foram hot pants + meia calça arrastão. Os collants de tela, derivados das meias, também deram o ar da graça.

meia arrastão

converse

E, novamente, os bicos de peito foram os protagonistas. Além das pasties (aqueles adesivos pra peito em estilo burlesco), a mulherada saiu por aí usando tops de tule transparente com patches localizados nos seios, reforçando pra valer o movimento de empoderamento feminino, que, pra nossa felicidade, veio mesmo pra ficar.

acessórios

Mais uma vez, um salve pro nosso velho amigo chicote metálico. Ele resiste. Nas vésperas do Carnaval era quase impossível achar um desses no Saara. A turma comprou em peso e acabou com todos os estoques. Complementando o look, ele deu as caras, principalmente, como acessório nos ombros.

chicote

No último Carnaval, a gente alertou:  fantasias de sereia e unicórnio atingiram o seu limite máximo. Neste carnaval, então, elas desapareceram de vez. O que não dá mais, e ficou batido, são as fantasias politicamente incorretas. O tema é polêmico: tem gente do contra e gente a favor. Fantasia de índio, blackface? Em 2018 não dá mais. Bora aceitar isso e parar de pagar micão? ;)

Outra impressão que vale ser citada: há dois carnavais, como abordamos recentemente no nosso Instagram, abriu-se a discussão sobre o impacto do glitter/purpurina no meio ambiente. Formado essencialmente por partículas de plástico, o material não é biodegradável. Quando a gente toma aquela ducha gelada depois de pular o bloco, a camada de glitter da nossa pele escorre todinha pelo ralo. E como é pequena demais pra ser filtrada nas estações de tratamento de esgoto, ela acaba indo parar em rios e oceanos, poluindo e sendo ingerida por animais. “Ahhhh, mas as partículas são minúsculas…” Imagina se todo mundo pensar assim, quantas partículas não formarão kilos e kilos de detritos? Com a crescente demanda de glitter biodegradável, novas marcas entraram em cena no Carnaval 2018. Por causa disso, um número considerável de pessoas atentas à estas questões aderiu à tendência que promete seguir forte nos próximos anos.

Agradecimentos especiais às nossas musas/marcas/artistas/movimentos que ilustram o post: @alexiahentsch, @leomuqui, @jujulattuca, @0_pavao, @vilas.paola, @superblondie, @carnageralda, @lucasbori, @nathaliarbmedeiros, @rioetc, @lila_musica, @ipanemaoficial, @liviacady, @mequetrefismos, @nathaliagastim, @ajuliaruiva, @seja_osada, @alixduvernoy, @oculta.rt, @jugastin.

Um beijo e… Feliz 2018 ;)

para blog

Deixe um comentário

O que fazemos

Branding

Consultoria de Estilo

Palestras

Vivências para inovação

Pesquisa

Projetos especiais

Criável

RIOetc

Receba nossas news