O Que é o manifesto #feitonobrasil?

Mais do que um manifesto de amor pela moda nacional, o #feitonobrasil é um movimento a favor de uma indústria têxtil unida e potencial geradora de riquezas financeiras e culturais para o nosso país.

Desejamos resgatar orgulho e incentivo à nossa produção local, virando o jogo para que, como nós, muitas pessoas passem a acreditar, prestigiar e reivindicar uma moda brasileira, autêntica e possível.

Nossas ações, enquanto movimento, incluem o mapeamento e monitoramento online e off-line do que já está sendo #feitonobrasil de forma ética e consistente; o desenvolvimento de ações criativas capazes de sensibilizar e reeducar toda a cadeia de moda até o seu público final; a coleta de testemunhais inspiradores de apoiadores dessa causa; além da própria disseminação do debate sobre o tema, encorajando todos os brasileiros a abraçarem o que é nosso.

O Bureau é defensor e apoiador da causa, junto com a nossa parceira de longa data, a Rhodia.

 

Como posso participar?

Pratique o #feitonobrasil

A melhor forma de apoiar este projeto é aderindo à causa de forma legítima e integral. Se você é empresário, designer autônomo ou ainda artesão, assuma a responsabilidade de viabilizar a sua produção localmente. E não estamos falando só de design. Qualifique pessoas, escolha sua mão-de-obra, matéria-prima, processos e tecnologias de maneira ética e consciente, gerando riqueza real – financeira e cultural – para o nosso amado país.

_ Baixe a logo do projeto

Faça o download da marca open source do projeto e tagueie seus produtos feitos inteiramente no país. Essa é uma forma simples eficaz de gerar valor e status para o produto nacional, disseminando práticas mais sustentáveis entre os seus clientes. Para maiores detalhes, consulte os termos de uso e o manual de protetores da marca aqui.

_ Todos juntos pela moda nacional

Se você é profissional de moda, mas não tem poder de decisão dentro da sua empresa, apresente o projeto para os seus superiores. Caso não trabalhe diretamente com o desenvolvimento de produtos, mas atue no mercado, como jornalista, stylist, fotógrafo, visual merchandiser, educador, estudante ou, não necessariamente está ligado à moda, mas admirada a causa, então, a gente te convoca a participar inspirando pessoas ao seu redor. É simples: comece compartilhando o movimento #feitonobrasil com as suas redes, amigos e clientes, exaltando e tagueando todos os produtos, projetos e processos 100% feitos no Brasil.

Lembrando que não vale apenas divulgar, tem que praticar! Como consumidor, procure dar preferência a produtos fabricados no país. A transformação nos hábitos de consumo do brasileiro só será possível se cada um fizer a sua parte. Papais, mamães, tios, avós, dindos, ensinem desde já os pequenos a importância do consumo consciente.

Consuma o #feitonobrasil

Como consumidor, dê sempre preferência a produtos feitos no Brasil. Pesquise, se informe e sempre confira a origem de cada peça pela etiqueta antes de passar pelo caixa.

Seja um ativista online do #feitonobrasil

Fortaleça o movimento compartilhando este site e tagueando com a hashtag #feitonobrasil marcas, produtos e até outros projetos que tenham sinergia com essa causa, exaltando a sua importância para esse momento da moda nacional.

_Comece com o 7×1

Toda mudança de hábito exige uma dose de esforço. Para dar o primeiro passo em direção a um país que valorize sua produção interna, sugerimos a proporção de um produto gringo para sete produtos feitos no Brasil. Para cada peça fabricada no exterior, fabrique sete peças no país. Para cada compra de tecido vindo lá de fora, compre outros sete produzidos no Brasil.

O mesmo vale para consumidores em potencial: Se apaixonou por uma peça gringa? Não tem problema. Nas próximas sete vezes que for às compras, prestigie produtos feitos por aqui.

_Seja um embaixador do movimento #feitonobrasil

O #feitonobrasil foi concebido e desenvolvido por uma equipe voluntária de profissionais e entusiastas da moda nacional. Muitas ações ainda estão por vir, o que significa que precisamos manter esse time de colaboradores vivo. Se você deseja abraçar essa causa de forma ainda mais profunda, manda um e-mail pra Rhodia: feitonobrasil@rhodia.com. #TamoJunto