3 Coisas Que Você Precisa Saber Essa Semana

1 -Virgil Abloh na Louis Vuitton:

A estreia de Virgil Abloh no comando da linha masculina da Louis Vuitton aconteceu há alguns dias, em Paris, mas ainda estamos impactadas com tudo o que ela representa. <3 Pra quem não sabe, Virgil é o designer por trás de um fenômeno do streetwear, a marca Off-White. Afroamericano de Chicago, ele sempre sonhou em ser estilista e trabalhar para uma grande maison de Moda.

A questão da representatividade na Indústria da Moda ainda é muito delicada. Com o assunto em evidência, muitas marcas vêm surfando na onda, promovendo um discurso raso, superficial. Por mais que muitas delas estejam colocando negros e diferentes tipos físicos em suas campanhas, de nada adianta se essa mesma representatividade não está presente dentro da empresa, nos cargos criativos e de gestão. Por isso, a chegada de Virgil na marca francesa é tão significativa. Nunca na história da Louis Vuitton (são mais de 160 anos) um negro havia ocupado uma posição tão importante: a de diretor criativo. Acontecimentos como esse podem incentivar a indústria a rever seus conceitos, gerando mais oportunidades para a contratação de negros em cargos altos, e, também, são um grande incentivo para que outros jovens negros se sintam encorajados a perseguir seus sonhos. No dia de sua estreia na Louis Vuitton, Virgil postou em seu Instagram a frase “you can do it too” (você também pode fazer isso).

Na passarela montada nos jardins do Palais Royal, os pantones formavam as cores dos arco-íris LGBQT. Virgil fez questão de tornar o casting o mais diverso possível, apontando no mapa-mundi a origem de cada um dos modelos que ali desfilaram. Na plateia, foram convidados 1.200 estudantes de Moda, visivelmente empolgados e felizes por presenciar esse momento. Ao final, emocionado, Virgil abraçou seu maior mentor, Kanye West, que foi o primeiro a apostar no talento do designer, contratando-o para trabalhar em sua marca.

Saiba mais na postagem do FFW.

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2 – Essa impressionante escultura de baleia, feita de plástico dos oceanos:

Em resposta à Trienal de Bruges 2018, cujo tema é “Liquid City” (Cidade Líquida), o estúdio de design novaiorquino StudioKCA desenvolveu uma escultura de baleia de 38 metros de altura, composta por plástico encontrado nos oceanos Pacífico e Atlântico. A ação chama a atenção para o descaso do ser humano com os oceanos e a vida marinha, cada vez mais afetada pelo lixo descartado sem consciência. Atualmente, existem mais de 150 milhões de toneladas de plástico circulando em nossos oceanos. Recentemente, o governo britânico publicou um relatório que afirma que a quantidade de plástico nos oceanos triplicará até 2025. A questão vem sendo bastante discutida, também, na Moda. Algumas marcas já estão promovendo esforços para reverter esse futuro não tão distante. A Adidas anunciou que todos os seus tênis serão feitos com plástico reciclado dos mares até 2024. Em parceria com a ONG Parley for the Oceans, só em 2017 foram produzidos um milhão de pares de tênis com o material. E em 2018, a meta é chegar ao cinco milhões!

 

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3 – Santuário Botafogo:

Completamente apaixonadas pela Santuário Botafogo, loja recém inaugurada aqui no Rio. O conceito foi pensado pela Dylan Perrigo, americana que vive há 8 anos na cidade. Além de vender roupas de autoria da Dylan, o espaço possui uma curadoria pra lá de linda de neomarcas e novos designers brazucas, como as cerâmicas da Noni SP, as tapeçarias da Juliana Maia, as joinhas da Bruna Fois, os sabonetes da Terral Natural e os banhos energizantes da Primeira Folha. Tudo traduz perfeitamente o lifestyle zen e natural que a Dylan tanto ama. Não a toa, em entrevista ao O Globo, ela disse que a loja é uma extensão de sua casa. Vale a pena passar lá pra conferir (R. Arnaldo Quintela 109, Loja A) <3 A Santuário é a cara de dois macrotemas que apresentamos nas duas últimas temporadas, o In Natura e o Cura. E, também, lembra muito o estilo de uma concept store que a gente ama e adora acompanhar, a General Store, de São Francisco.



 

Marina Giustino

Marina Giustino

Marina Giustino é a nossa Pesquisadora de Moda mezzo brasileira/ mezzo italiana. Sol em Peixes com ascendente em Escorpião, é apaixonada por cores, listras, poás, bananas, História da Moda, Arte, Música e açaí com granola.

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