3 Inspirações de tingimento natural para Moda sustentável

Tingimento Natural: dicas para a indústria da Moda

Tingimento Natural: dicas para a indústria da Moda

E então, vamos refletindo, porque aqui o papo é reto: tingimento sustentável.
A gente começou essa semana pensando em postar só sobre a
Amazônia. Depois de mais de 20 anos olhando para a Indústria da Moda, temos mais do que certeza do quão importante a natureza é para esse segmento, que – sabemos -, é vital e emprega muitos milhões de pessoas pelo mundo.

Quanto você conhece sobre esses métodos milenares de colorir produtos?
Saiba que existe até uma aposta por aí de que as coleções de 2020 virão com as cores da natureza: graças a este tipo de tingimento que usa flores, frutos, folhas, legumes, nozes, nozes, cascas e mariscos, por exemplo, para extrair cor. 

E nesse período de reflexões sobre o meio ambiente, as matérias primas sustentáveis são tema de primeira grandeza. Além de salvarem a natureza, ainda trazem essência única às peças. Nesse post, queremos apenas te inspirar com uma curadoria de  inspirações do que estão fazendo por aí com o tingimento natural. Vamos lá:

Inspirações de tingimento natural #1: Geotinta

Tinturaria natural por As Tintureiras

Tinturaria natural por As Tintureiras: https://www.instagram.com/p/B1ZzSwFHlY6/

Um exemplo que amamos é a geotinta, criada a partir das riquezas da mãe terra, com cores extraídas de plantas e ervas. E o resultado são cores lindas e com status biodegradável. E tem alguns workshops de CRIÁVEIS, [email protected] e artistas super fofos rolando sobre o tema! Fiquem [email protected]!

Lembrando, porque merece lembrar, que o tingimento na indústria da Moda é responsável por muita poluição nas águas do planeta! Sabia que a Moda polui mais do que a indústria de aviões? Pois é! É a segunda maior poluente, depois do petróleo, segundo a BBC.

Segundo a reportagem: “Se você veste calças ou malhas de poliéster, por exemplo, fique sabendo que a fibra sintética mais usada na indústria têxtil em todo o mundo não apenas requer, segundo especialistas, 70 milhões de barris de petróleo todos os anos, como demora mais de 200 anos para se decompor.”

E, como a gente já disse, esse movimento por tinturarias mais corretas, além reduzir impactos, ainda gera essas paletas cromáticas que vibram nossa maior fonte criadora: a terra! Quem aí ama esse mood?

Inspirações de tingimento natural

#1 Tinturaria Natural por @ianah_

Tinturaria Natural por @ianah

Tinturaria Natural por @ianah

Nah é muralista, tatuadora e ilustradora e ainda dá Workshops de geotinta. O uso é amplo, mas as geotintas podem ser super aplicadas nas criações de moda. Por exemplo, partir de ilustrações no prisma das cores naturais. 

#2 Tinturaria Natural por @astintureiras

As Tintureiras valorizam a produção Feita no Brasil e aplicam, além da tinturaria natural, a técnica da impressão botânica. No seu site usam essa frase da Vivienne Westwood para definir seus valores:

“Compre menos, escolha bem, faça durar.” 

Aliás, Vivienne Westwood é outra grande inspiração mundial a respeito da tinturaria natural e da Moda sustentável como um todo, uma super ativista.  E vamos à última inspiração de hoje:

#3 Tinturaria Natural por hermanos Gerscovich

Tinturaria Natural - Industry of All Nations

Tinturaria Natural – Industry of All Nations

Os irmãos Gerscovich queriam produzir jeans. Então, decidiram resgatar um método tradicional de produção, com o uso de algodão orgânico e o índigo. Esta, uma tintura obtida na planta Indigofera tinctoria.

De acordo com a BBC, Gerscovich encontrou um pequeno vilarejo no sul da Índia, Auroville. Foi lá que levaram anos investigando como reviver a indústria local. E foi assim que reviveram um método mais ancestral da produção local, conforme mostra a foto acima.

Tinturaria Natural como Inspiração

E aí, gostaram das inspirações de hoje?  Continuaremos dando muitas dicas para Moda Sustentável.

Sabe por quê? É que a gente já sabe que é possível <3
Beijinhos

Tags:

Caroline Witz

Carol Witz é jornalista e professora de Yoga. Hoje, Carol é conteudista e comunicóloga do Bureau de Estilo Re Abranchs, que, assim como o Yoga, também promove auto conhecimento para as marcas <3 Namastê!

Deixe um comentário

O que fazemos

Branding

Consultoria de Estilo

Palestras

Vivências para inovação

Pesquisa

Projetos especiais

Criável

RIOetc

Receba nossas news