Bureau <3 Senac

Há dois anos nós começamos um enlace com o núcleo de Moda do Senac, colaborando diretamente com 11 regionais do Norte e Centro-Oeste nesse projeto que hoje é o principal agente de educação profissional voltado para o Comércio de Bens, Serviços e Turismo do país.

Ou seja, a gente nem precisa dizer a honra que tem sido fazer parte dessa história, contribuindo com o trabalho de um grupo composto por mulheres – e agora dois homens! – maravilhoses; e que inclui o resgate da cultura ancestral, das manualidades regionais, e de valorização de ofícios tradicionais. 

 

 

E qual é o papel do Bureau nisso tudo?

Levar inspiração e conhecimento – como, por exemplo, a nossa pesquisa de tendências, novos comportamentos do setor, inovações no empreendedorismo de Moda – gerando todo o repertório necessário para que essas coordenações atualizem os seus diversos cursos, vivências e conteúdos, on e offline.

Esse trabalho, é claro, funciona em formato de mentoria com encontros mensais e leva em consideração as particularidades de cada região, em um processo de autreconhecimento das suas potências.

Enquanto algumas partes do Brasil têm vocação para produção, styling, vitrinismo, brechós, varejo, etc, e não tem indústria, outros são polos importantíssimos de confecção, e se interessam por temas como costura, modelagem e coordenação de coleção. 

Isso sem falar nas técnicas e materiais que naturalmente contam sobre as histórias desses lugares – seus bordados, tinturas, sementes. Cada um desses saberes precisa ser preservado e o trabalho do Senac também passa por aí.

Aliás, é justamente essa atenção do projeto em não ter uma estratégia padrão, mas olhar e abraçar as particularidades de cada região, o que mais nos tem encantado. 

É tudo muito sob medida mesmo. <3Ah, e além dos cursos presenciais e à distância (ou híbridos), o Senac também conta com eventos de qualificação profissional como Senac Fashion Day. Esse ano, pela primeira vez, a programação será 100% digital e – para a nossa felicidade – vai trazer muitas conversas sobre saberes ancestrais, manualidades, empreendedorismo criativo, entre outros temas, valorizando ainda mais a cultura local de cada um desses núcleos.

Para participar é preciso se inscrever, viu? É de graça e tem muita coisa bacana até o dia 6 de novembro. O Senac Pará, por exemplo, está soltando uma série de conteúdos. Já o Senac Mato Grosso do Sul terá aulas de vitrine digital e consultoria de imagem para vendedores. E o Senac DF, oficinas de moulage, upcycling, bordado à mão e muito mais. Aproveita! ;-)

 

Deixe um comentário

O que fazemos

Branding

Consultoria de Estilo

Palestras

Vivências para inovação

Pesquisa

Projetos especiais

Criável

RIOetc

Receba nossas news