BUREAU + INSECTA SHOES <3 NONI

noni3

“Noni faz parte de uma nova geração que só quer fazer algo significativo, verdadeiro e honesto. Nosso caminho é de muita disciplina e vontade de não parar esse trabalho.”

Já notou que 2015 foi o ano de tirar a cerâmica do lugar comum? Uma arte adormecida já há algum tempo ressurgiu nas mãos de jovens criativos e marcas especializadas no assunto marcaram presença em feiras de produtos handmade. A Noni foi uma delas.

Comandada pela Fernanda, a marca, antes de nascer, começou com a Fê dentro de ateliês em um processo longo de amadurecimento: “Foram 4 anos em contato com esse mundo, aprendendo, praticando e flertando com a ideia [de ter uma marca]” – conta ela.

noni2

Não é difícil perceber a influência das artes plásticas no trabalho da Noni, referências que, misturadas à arquitetura e ao design, são responsáveis por conferir às peças um ar bem contemporâneo: “Aplicamos as noções de design em tudo o que fazemos, nossa identidade se estende em todos os produtos, tudo é pensado e toda coleção é um conjunto, cada peça é construída de maneira a completar uma a outra”.

Tanto a argila quanto o esmalte são materiais cheios de possibilidades por si só e os resultados de cada manipulação da argila e aplicação do esmalte podem ser diversos. Cada novo aprendizado é passível de se transformar em uma nova criação.

Na Noni, quem faz tudo é a Fernanda: “O artesão e o projetista são a mesma pessoa. O importante na Noni é criar, desenvolver e fazer”. Hoje, quem entrar na loja virtual da marca, vai encontrar duas coleções diferentes. Uma mais rústica, com aspecto forte e marcante, e outra mais delicada, suave e moderna. Cada uma dessas coleções tem uma técnica diferente, como pinching e molde.

noni1

Quando falamos com a Fê, nem perguntamos sobre como ela enxerga a sustentabilidade no seu trabalho, mas ela não demorou para se mostrar super atenta a essa questão e encerrou nosso papo da melhor maneira possível: “A cerâmica não é exatamente um material reciclável, a indústria consegue reutilizar parte dela em outros produtos, mas ela não se reintegra à natureza de forma natural. Além disso, sua fonte de matéria prima é findável, são minerais extraídos da natureza que não se repõem facilmente. Esses são ótimos motivos pra escolher bem sua louça e cuidar dela com muito amor. No mercado existe uma grande oferta de produtos cerâmicos industriais, todos filhos do desejo de consumo e sem nenhum significado. Uma cor, uma alça, um decalque diferente, seduzem qualquer um que nem precisa de fato daquele utensílio. O ceramista respeita a matéria prima fazendo o possível pra não desperdiçá-la em todo o processo e ama o fruto do seu trabalho porque fez algo único e um bem durável, que será tratado com o mesmo respeito pelo meio ambiente por quem o adquirir e cuidar dele”.

noni4

Acesse o site da Noni e veja os produtos da marca.

{Este post é produzido e compartilhado com a Insecta Shoes pelo movimento #FeitoNoBrasil}

para bloglogo menos tendencia para posts blog

Deixe um comentário

O que fazemos

Branding

Consultoria de Estilo

Palestras

Vivências para inovação

Pesquisa

Projetos especiais

Criável

RIOetc

Receba nossas news