Oiii, hoje a gente quer falar sobre como surgem as tendências e como a Pesquisa de Moda aborda essa procura e o coolhunting. É importante esclarecer que, se antes uma tendência surgia do topo para a base da pirâmide (“trickle down”), hoje a pirâmide tombou do avesso. Então, são as ruas e as próprias redes sociais que inspiram a indústria de Moda.
Se você que nos lê busca um conhecimento mais atualizado sobre como a Pesquisa de Moda pode revolucionar os seus negócios e de que forma isso é possível, nós podemos te ajudar. A primeira coisa a saber é que o poder está na mão dos consumidores. Por isso, é preciso entender o contexto sociopolítico para fazer Moda e como o ciclo de vida da inovação acontece. Vamos lá?
Como surgem as Tendências de Moda: o ciclo de vida de adoção da inovação
O gráfico representa a curva de adoção da inovação, e significa que pesquisador@s de Moda e Comportamento irão olhar muito para inovador@s e adept@s mais ágeis. São eles que dão pistas do que será consumido pel@s pioneir@s, retardatári@s e últim@s adept@s. Logo, é uma fatia pequena que irá disseminar o novo para a massa. E isso vale para todos os recortes sociais e geográficos.
Resumindo: é preciso encontrar as figuras que representam a inovação e disseminadores que têm relação com o seu negócio.
E como eu sei quem são estas figuras?
Bem, para saber quem são seus representantes mais fidedign@s, será preciso primeiro desenhar o contorno do que representa e do que não representa a essência da sua marca: Branding ;)
E no seu negócio, você sabe quem representa inovador@s e adept@s ágeis? Conta pra gente!
E deixamos uma dica: confere o site do CRIÁVEL e nossas opções de pesquisa e cursos na área.
Bjinhos