#FeitoNoBrasil – O nosso manifesto de amor pela moda nacional

Em 2014, o Bureau de Estilo fundava junto à Rhodia o #FeitonoBrasil – um movimento a favor de uma indústria têxtil unida e potencial geradora de riquezas financeiras e culturais para o nosso país.

Nosso objetivo na época era resgatar orgulho e incentivo à nossa produção local, virando o jogo para que, como nós, muitas pessoas pudessem acreditar, prestigiar e reivindicar uma moda brasileira, autêntica e consciente.

E agora, no panorama atual, a gente tem que combinar que esse movimento é ainda mais essencial.

Muito Prazer, DiC | Prazer e Estilo

Temos a maior Cadeia Têxtil completa do Ocidente, ou seja, produzimos fibras e também desfiles de moda, passando por cada etapa necessária para a produção e comércio de uma peça, incluindo fiações, tecelagens, beneficiadoras, confecções e varejo. A princípio, não temos motivos para importar qualquer coisa da China, demandando esse tipo de deslocamento que, nós já sabemos, é extremamente prejudicial para o planeta. Jeans, moda praia, lingerie, malharia. Cada pedacinho do Brasil tem a sua especialidade, formando uma indústria que vai de ponta a ponta, riquíssima em recursos.

E, embora ainda seja cedo para dizer, essa é talvez uma das grandes reflexões que teremos com essa crise: Daqui pra frente, será cada vez mais importante se fortalecer localmente, e valorizar, além de desenvolver, o que é #FeitonoBrasil.

Como participar

Se você é um fazedor de moda, em primeiro lugar, valorize a sua rede aliada. Favoreça fornecedores e produtores locais, de preferência na sua cidade ou estado, e compartilhe nas suas redes a procedência do seu produto – como o Sérgio da Camisaria Viana em Papanduva, Santa Catarina.

Se você é [email protected] de moda, dê preferência a produtos que levem na etiqueta ‘Feito no Brasil’. Se apaixonou por uma peça gringa? Não tem problema. Lá em 2014, quando o movimento começou, a nossa sugestão era a proporção 7 x 1: Nas próximas sete vezes que você precisar comprar algo novo, escolha itens feitos por aqui.

Lembrando que o #FeitonoBrasil não vale só para o design, mas para cada etapa do desenvolvimento de um produto, incluindo produção e matéria-prima.

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O que fazemos

Branding

Consultoria de Estilo

Palestras

Vivências para inovação

Pesquisa

Projetos especiais

Criável

RIOetc

Receba nossas news