Branding 4.0 na veia: o que é e por que você precisa dele

Por Marina Giustino |
 8 de agosto de 2019
Branding 4.0 na veia
Branding 4.0 Menos Tendência, Mais Essência – por Renata Abranchs Branding

O tempo em que o Branding nasceu deve ter sido revolucionário. Pois, verdadeiramente, o Branding fez a ponte perfeita para práticas muito mais efetivas de gestão de marcas. Mas, como tudo é processo, até chegarmos num Branding 4.0, há uma trajetória e suas etapas.

E esta trajetória espelha a história dos pensamentos dominantes no mercado.

 

Branding 4.0: do foco no produto com meios analógicos ao foco nos usuários com meios digitais. Fonte: Kotler
Branding 4.0: do foco no produto com meios analógicos ao foco nos usuários com meios digitais. Fonte: Kotler

 

E qual o nível de complexidade de um Branding 4.0?

Será que uma marca é “complicada e perfeitinha”? Ela sem dúvida, pode ser, porque uma marca é uma entidade em si própria. Uma marca pode (e deve!) ter clima, paisagem, música, poesia… Pois uma marca tem que exalar sua identidade em tudo o que faz

Uma marca pode ser, porém, muito simples, mas nunca simplista. E é esse repertório que o Branding 4.0 consolida dentro da cultura empresarial. Pensemos: uma marca tem valores? Cremos que isso todo mundo já sabe. Mas como os pratica? Saiba que isso TAMBÉM é Branding!

Uma marca tem essência? É claro que sim!

Por isso, o Branding 4.0 que fazemos no Bureau de Estilo é 360º. E para chegar nesta prática holística, aplicamos por anos o Branding com dezenas de empresas, desenvolvendo com muito cuidado os processos de criação do Branding com metodologias próprias.

Este texto, portanto, não vai se aprofundar nas técnicas utilizadas para encontrar e manifestar o Branding 4.0 das marcas, para isso, precisaríamos de um curso completo. E o melhor é que temos essa carta na manga. Para ensinar mais profundamente as bases da construção de uma marca valiosa através do Branding, oferecemos o  “Workchoque Branding 4.0 na veia“. 

Clique e conheça nosso Workchoque de Branding 4.0 na veia!

Uma marca precisa ser consciente de si, dos seus impactos e responsabilidades para com a sociedade.  E o lado bom de tudo isso é que o Branding 4.0 identifica tudo isso, não dói nada, e ainda FORTALECE a marca.

Ele pode ser feito aos poucos, estabelecido como um projeto interno, e ir rumando para a própria sustentabilidade. E os resultados são a consequência deste trabalho.

 

Mas afinal, o que é o Branding 4.0, mesmo?

 

Branding por Renata Abranchs Bureau
Branding por Renata Abranchs Bureau

 

Branding, por definição científica de Kotler e Keller, é

“um conjunto de estratégias que objetivam a construção de uma marca junto ao mercado. O Branding diz respeito a criar estruturas mentais e ajudar o consumidor a organizar seu conhecimento sobre produtos e serviços, de forma que torne sua tomada de decisão mais esclarecida e, nesse processo, gere valor à empresa.”

Então, Branding gera valor! Sempre gerou. E o Branding 4.0? Gera AINDA MAIS valor.

 

Bureau de Estilo para Salsa
Renata Abranchs Branding para Salsa

 

Branding 4.0 é aquele que está conectado com os valores da Era Digital, super conectada, na qual nada se esconde por muito tempo. A verdade é um valor maior! E segundo a nossa Rê Abranchs,

“O Branding é um conjunto de estratégias e práticas coerentes que materializam a essência de uma marca e a conduzem ao sucesso.”

E nós, que trabalhamos com Moda e na sua pesquisa há mais de 20 anos com marcas como Hering, Maria Filó, Boticário, Rio etc., Insecta Shoes, Farm e Karsten podemos te garantir, o sucesso hoje só permanece com aqueles que souberem imprimir sua essência em tudo o que fazem.  

 

A Moda é ser único, mas é também fazer parte

 

Branding 4.0. reflete o novo papel das marcas: é sobre representatividade! As pessoas precisam se ver representadas pelas marcas, tendo elas como um apoio para o seu engajamento social e cultural.

 

Criar Branding 4.0 em diferentes estágios empresariais é…

 

Se o Branding guia toda a estratégia da marca até o sucesso, você deve estar enlouquecid@ para saber COMO acontece isso. E saiba que é muita pesquisa, brainstorming com grandes sacadas, estratégia, gestão da informação, identidade de produto… Mas seriam muitas as palavras que entrariam neste mapa mental do Branding.

Empresas que fazem esse dever de casa do Branding ganham paz no coração dos  colaboradores e gestores. O Guia de Marca e Estilo, fruto do nosso processo de Branding, declara tudo o que é ou não representativo da essência da marca. Branding é gerúndio, é um processo permanente e, quando a prática é estabelecida, existe uma ponte de troca bem profunda com seus públicos.  

Ao estudar os comportamentos emergentes vemos as mudanças nos perfis de compra das novas gerações.

 

Branding 4.0: consumidores das novas gerações são mais conscientes. Eles trocam, emprestam, garimpam e pesquisam para comprar!
Branding 4.0: consumidores das novas gerações são mais conscientes. Eles trocam, emprestam, garimpam e pesquisam para comprar!

 

E se adaptar aos comportamentos emergentes é uma das missões mais bonitas do Branding 4.0. É dessa forma que o Branding irá atalhar a distância entre uma marca e seu público.

Saiba mais sobre a importância de conviver com o público da sua marca

 

Diferença entre marcas FORTES e fracas tem a ver com Branding?

 

Tem sim! Com toda a inteligência artificial que tem dominado a vida humana, estamos em plena hora da verdade. Não dá mais para ser superficial, e as ações empresariais ganham uma carga ainda maior de responsabilidade competitiva.

Tudo tem que ser bem feito. 

No nosso WORKCHOQUE de Branding 4.0 na veia, que já tem mais de 1000 inscritos, vamos contar mais, de forma direta e reta, ações rápidas para trazer o Branding 4.0 pra sua marca. Conta com a gente! Para garantir o seu lugar nesse evento online e ao vivo, clique criavel.com/workchoque

E descubra o sucesso promovido pelo Branding 4.0, que:

  •         Conecta as marcas aos desejos do seu público,
  •         Dá clareza e eficácia às suas estratégias e ações,
  •         Aumenta a força da marca e até suas vendas finais,
  •         Deixa a essência da marca ser percebida pelos públicos,
  •         Faz os colaboradores serem mais apaixonados pela marca,
  •         Dá diretriz a processos de criação para que sejam mais eficientes, sem dar tantas voltas, otimizando recursos,
  •         Promove insumos para inovação e práticas mais sustentáveis,
  •         Aumenta o valor de mercado da marca.

E aí, não é motivo suficiente, não?

Então vem com a gente, nós estamos te esperando lá!
criavel.com/workchoque

 

Beijinhos

 

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