O retorno dos anos 00 e o gosto por estéticas duvidosas

Você já parou pra pensar que daqui a dois anos a primeira década do milênio será considerada “vintage”? Como sabemos, a Moda é cíclica e a tendência dos anos 90, tão cultuados nos últimos tempos, já começa a apresentar sinais de cansaço. Já a estética 80’s vive o seu auge nesse momento, mas por ser muito marcante, tende a se desgastar facilmente. Sendo assim, esse seria o momento mais propício pra repensarmos a estética dos anos 2000, que já ensaia um retorno tímido há algumas temporadas…

@laraberlyne

A tendência vem sendo chamada de Y2K. O termo se refere ao famoso “Bug do Milênio”, justamente por ilustrar um visual mais sport-urbano-futurista, a cara da virada dos 90 pros 00, com tops e calças baggy de cintura baixa. Mas além desse estilo, há também uma retomada de um visual mais sexy, muito encorporado na época por celebridades como Britney Spears, Christina Aguilera, Paris Hilton, Nicole Richie e Lindsay Lohan. Hoje, pode soar engraçado citá-las. Mas não dá pra negar que esses foram alguns dos nomes mais icônicos da década, ditando uma série de comportamentos. Pense em calças jeans de cintura baixa, tops com barriga de fora, t-shirts com cristais aplicados, bonés da Von Dutch, ou, ainda, os famosos conjuntos de plush da Juicy Couture. Por outro lado, se pensarmos em um visual mais chic e urbano, Sex And The City é a referência certa pra se pesquisar.

@freckledace

Sex And The City

Look da marca @illustratedpeople

Só pra contextualizar, ultimamente a Moda vem brincando de questionar estéticas que até então eram consideradas de gosto duvidoso. A exemplo: o retorno do pop dos anos 90 e, nas últimas duas temporadas, a presença forte dos anos 80 Couture com toda a extravagância que se tem direito: mangas bufantes, ombreiras e make up exagerado. Também vimos a tendência dos “ugly shoes” vir à tona com as botas Ugg, os tênis de sola grossa e os Crocs-plataforma da Balenciaga. Em outro momento, a Vetements colocou na passarela da Alta-Costura de Paris looks da Juicy Couture e da Champion, fazendo renascer um desejo louco por marcas consideradas “decadentes” e “cafonas”. Se você chegou atrasado nisso tudo, saiba que não cabe mais aos dias de hoje tentar definir um padrão visual como “certo” ou “errado”. Vivemos um momento de contestação e ressignificação de padrões vigentes, portanto, é muito natural que desejemos subverter e ironizar. Isso não só vale pra Moda, mas pras Artes e pro Design também.

Paris Hilton e seu arco-íris de Juicy Couture. A marca, muito usada no início dos anos 00, voltou a ser cult após a Vetements redesenhar seu famoso conjuntinho de plush na semana de Alta-Costura

Nas recentes temporadas de desfiles (Alta-Costura e Verão Masculino), a gente se deparou com uma febre nas ruas de looks com calça ou bermudas de cintura baixa + top.

Looks fotografados em junho e julho, nas semanas de ModaAqui, AJ McLean meets Madonna em sua fase cowboy na Pitti Uomo Spring 2019 ;)

Em julho, a Dior relançou a Saddle Bag, bolsa icônica dos anos 2000, assinada por John Galliano. A produção da bolsa – amada pela personagem Carrie Bradshaw de Sex and the City havia sido encerrada há algum tempo, até que recentemente algumas celebridades como Bella Hadid e Beyoncé começaram a desfilar por aí seus modelos vintage, fazendo com que a procura pelo item se tornasse grande. Considerada rara, a bolsa começou a ser disputada em sites de artigos vintage. Pronto! A Dior viu aí uma ótima oportunidade para relançá-la…

À esquerda, Bella Hadid fotografada recentemente com sua Saddle Bag vintage. À direita, Sarah Jessica Parker com a bolsa no seriado Sex And The City, anos 00.

Em abril, a Paper Magazine convidou Nicole Richie pra recriar seus looks icônicos da época dourada de “The Simple Life”. Blackberry, copão de Starbucks, óculos Tom Ford e conjuntinho de plush da Juicy Couture. UM HINO.

Nicole Richie para Paper Magazine

Estamos atentas ao sinais e observando como tudo isso vai se desdobrar nos próximos meses, com a certeza de que a Moda também pode ser um pretexto pra se divertir e não se levar tão a sério.

Por aqui, a gente tá adorando seguir perfis hilários de Instagram totalmente dedicados aos anos 2000. Dá uma olhada, nem que seja pra se divertir e relembrar: @laraberlyne, @shesvague, @dirty2000s e @y2ktrashy.

Christina Aguilera na divulgação de seu album Stripped, em 2002

Marina Giustino

Marina Giustino

Marina Giustino é a nossa Pesquisadora de Moda mezzo brasileira/ mezzo italiana. Sol em Peixes com ascendente em Escorpião, é apaixonada por cores, listras, poás, bananas, História da Moda, Arte, Música e açaí com granola.

Deixe um comentário

O que fazemos

Branding

Consultoria de Estilo

Palestras

Vivências para inovação

Pesquisa

Projetos especiais

Criável

RIOetc

Receba nossas news