Por que é importante tratar a diversidade na Moda?

A promessa de inserção da diversidade na Moda já é constante há alguns anos. Mas, será que a Indústria realmente está cumprindo? Há apenas algumas décadas passamos a nos importar com as matérias-primas de nossas roupas. Desde então, a conversa sobre sustentabilidade tem se estendido não só para os produtos como para as pessoas. É preciso atenção e cuidado em todas as frentes. De quem faz a roupa a quem veste- passando por quem divulga e representa tanto grandes quanto novas marcas.

A quem nos referimos quando falamos em diversidade?

Quando tratamos de diversidade na Moda, é preciso ressaltar que falamos de um grupo variado de pessoas. Isso inclui etnia, orientação sexual, identidade de gênero, condição socioeconômica, status marital, deficiências, idade, e muitas outras nuances. Pensando nisso, promover a representatividade na Indústria significa proporcionar um ambiente acolhedor para um número diverso de pessoas e suas particularidades.

No início deste ano, o Council of Fashion Designers of America (CFDA), divulgou uma pesquisa com o objetivo de entender como a Indústria pode ser mais inclusiva, especialmente sob as lentes da equidade racial. Através do estudo, desejavam entender como @s funcioná[email protected] [email protected] poderiam ser mais absorvidos e desenvolvidos nas empresas, a fim de aumentar a representatividade e diversidade na Moda.

Mais de 1000 funcionários de 41 empresas foram convidados a participar. 27% dos funcioná[email protected] [email protected] e 24% do grupo LGBTQIAP+ questionaram a meritocracia dentro de suas empresas. Estes grupos não acreditam que quem faz o melhor trabalho recebe as melhores oportunidades. Claramente, ainda existem muitas mudanças a serem feitas.

Outra pesquisa citada pelo estudo da CFDA, realizada no nicho de Beleza, mostra que ainda falta representatividade em cargos executivos e de liderança. Apenas 16% de mulheres não brancas ocupavam cargos corporativos, enquanto 15% faziam parte dos conselhos administrativos. Por outro lado, mais de 54% dos homens brancos estavam em cargos corporativos e 72% eram dos conselhos.

Por que investir na diversidade na Moda?

Intuitivamente, todos sabemos que a diversidade na Moda importa. No entanto, é preciso se perguntar o porquê, e quais são as consequências dessa inclusão. Primeiro, porque os consumidores clamam e precisam desta representatividade, por uma Indústria acolhedora, da qual se vejam fazendo parte e que efetivamente possam trilhar seus caminhos. Segundo, porque faz bem para os negócios. De acordo com um relatório feito em 2018 da McKinsey & Company, referência em consultoria empresarial, as empresas com posicionamentos mais éticos e culturalmente diversas têm 33% mais chances de performarem melhor do que empresas com equipes completamente homogêneas.

Isso acontece porque são empresas que finalmente entendem seus consumidores, assim estreitando laços e criando uma relação de extrema confiança. É claro que tudo deve ser feito de forma verdadeira. De acordo com a essência, posicionamento e propósitos de cada marca. Até porque, transparência é outro valor essencial nos novos tempos, cada vez mais valorizado pelas novas gerações. Esse esforço não deve ser apenas simbólico, deve representar mudanças reais e urgentes.

O olhar para a Moda é necessário porque entendemos a potência dessa Indústria no sentido de prever e moldar comportamentos e expressões culturais através dos tempos. Portanto, deve ser uma importante aliada nesta luta de reparação histórica, não só como fábrica de referências visuais, como facilitadora de um movimento de responsabilidade social através da capacitação de pessoas diversas.

Para reforçar essa missão, o Bureau de Estilo Renata Abranchs e todas as suas frentes, como o CRIÁVEL, têm uma parceria com a Troca, startup que auxilia no recrutamento e desenvolvimento profissional de grupos minorizados. Andamos de braços dados para fazer mudanças tanto dentro de casa, quanto em toda a Indústria. Além disso, daqui para frente você verá uma série de conteúdos transformadores, para ajudar o seu negócio a incluir mais diversidade na Moda.

Para saber mais sobre a nossa parceria com a Troca, veja esse post ;)

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