Por que ter um pesquisador de tendências no seu negócio?

Por Carina Caldas |
 26 de agosto de 2021
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Você já sabe, mas a gente gosta de reforçar: o que faz uma empresa sólida é um Branding bem feito, aliado a uma Pesquisa de Tendências bem apurada e uma boa Gestão de Negócios. Se o Branding já está consolidado, embora esteja em constante atuação em todas as pontas do negócio-, é hora colocar a mão na massa. Na hora de produzir, antes de tudo, é preciso ter um guia, de acordo com o filtro da sua marca, que te mostre o caminho da inovação. Por isso, é essencial que você ou a sua equipe colaborem com um pesquisador de tendências.

Em suma, um coolhunter ou pesquisador de tendências é quem investiga novos comportamentos, hábitos e demandas que surgem a partir de mudanças no contexto em que vivemos. O resultado dessa combinação de observação, conexão dos pontos e do filtro do seu Branding serve como uma bússola que ajuda na identificação de oportunidades, apoia decisões estratégicas e inspira a geração de insights para inovações.

Para as marcas de Moda, a pesquisa se traduz em megatendências/ macrotendências/ microtendências, que depois são esmiuçadas em paletas de cores, tecidos, modelagens, recortes, que vão de encontro com os comportamentos e as demandas rastreadas.

O próprio Bureau de Estilo Renata Abranchs, há mais de 23 anos é um pesquisador de tendências. A gente já foi capaz de gerar insights para muitas marcas nacionais e internacionais, sendo a nossa especialidade filtrar para as demandas do consumidor brasileiro aquilo que a gente observa nas passarelas, revistas, mas também nas ruas, na escuta ativa com o público de cada marca.

Da mesma forma que a gente trouxe inovação para nomes como Farm, Hering, Adidas e Lacoste, a gente quer ir além. O nosso objetivo é transformar a Indústria nacional, através da máxima sustentabilidade possível. Nesse sentido, para construir uma Moda sustentável, é essencial receber insights de um pesquisador de tendências, para que você produza essencialmente apenas aquilo que faz sentido para o seu público, evitando gastos- tanto financeiros quanto de material-, diminuindo riscos, assim como o desgaste emocional da sua equipe.

No entanto, algumas marcas deixam de lado a Pesquisa de Tendências, ainda que reconheçam a relevância, porque não conseguem arcar com os gastos. O processo de investigar, estar em contato com a sua comunidade, ao mesmo tempo furar a olha de referências é realmente uma jornada intensa e valiosa. Como está diretamente atrelado às mudanças econômicas, políticas, sociais, climáticas- todo e qualquer impacto na sociedade ou em um determinado grupo, é também um processo constante.

Ou seja, não adianta absorver um ou dois temas, entender sobre um específico movimento da sociedade. Para realmente captar a essência do seu público e criar produtos inovadores, é preciso ter um pesquisador de tendências constantemente investigando de acordo com o filtro da sua marca. É este profissional quem consegue, não só entender sobre Comportamento e demanda do consumidor, como fazer conexões que são exclusivas para o seu negócio.

Em síntese, para as empresas que não conseguem colaborar com um pesquisador de tendências frequentemente, não seria melhor se você pudesse formar um profissional da sua empresa em Pesquisa de Tendências? Cumprindo o nosso objetivo de transformar a Moda brasileira, a gente quer compartilhar o nosso conhecimento e permitir que mais negócios construam seus próprios caminhos para a inovação.

Considerando que uma pesquisa de tendências custa, no mínimo R$ 5.000, ao comprar o nosso curso e capacitar um profissional da sua empresa, você gasta 20% desse valor e ganha essa habilidade de prever tendências de Moda e Comportamento para sempre! Não é um bom negócio?

Até o fim dessa semana, você ainda consegue se inscrever com R$ 500 de desconto. Não perca essa oportunidade de ouro :) Faça parte do curso Pesquisa de Tendências <3

 

 

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