Às vésperas de completar seus 100 anos, a Altenburg, grande referência no setor cama, mesa & banho (e também na memória afetiva das casas brasileiras) nos convocou para o desenvolvimento de um Guia de Marca & Estilo completo.
Foram quase dois anos de projeto, ou melhor, o tempo exato para que pudéssemos aplicar a nossa Consultoria de Branding de forma integral e #ComAfeto, mergulhando em cada uma das áreas da empresa, e (re)construindo desde os pilares estratégicos mais básicos até as diretrizes comerciais.
Nesse longo processo – que se desenrolou 80% antes do início da pandemia, e se encerrou em meados de 2020 – revisamos todas as linhas da marca, entrando até mesmo na categoria de travesseiros (ô sorte!), tendo sempre como norte a ideia de que dormir bem é viver bem.
Entre os momentos mais especiais do projeto, certamente estão os nossos laboratórios com os clientes da marca, workchoques com lideranças de diversos departamentos – do Financeiro à Engenharia de Produto -, o desenvolvimento de uma nova identidade visual (que você confere a seguir), além da experiência de trabalhar de tão perto com uma empresa que é familiar na sua essência – e que, por isso, cultiva um ambiente corporativo com espaço para o carinho.
Já na sua terceira geração, a Altenburg é mesmo uma marca de muitas virtudes! Se por um lado ela tem a solidez necessária para sempre se manter conectada às suas tradições e raízes, por outro, ela não tira os olhos do futuro, com uma atitude verdadeiramente aberta e positiva para entender e integrar as mudanças que hoje estão transformando o mundo; não só em tecnologia, como em comportamento e sustentabilidade.
Tanto que em pouco tempo de projeto, nós já podíamos começar a notar alguns grandes indicadores de sucesso subindo, como por exemplo:
✔️ A integração da equipe interna;
✔️ A aproximação da marca com os seus públicos, em um diálogo mais frequente e profundo;
✔️ Um portfólio de produtos ainda mais inteligente e de fácil compreensão;
✔️ Uma identidade ainda mais forte;
✔️ Além de uma melhora expressiva não só na experiência do usuário, como no fortalecimento da sua equipe de vendas.
E tudo isso, é importante lembrar, em meio à uma pandemia!
É claro que por ser uma marca de Moda Casa, a Altenburg teve a oportunidade de crescer durante a crise. Porém, isso só se deu porque ela teve a sabedoria de parar e se reorganizar, acompanhando as novas dores, demandas e desejos dos seus consumidores, e cumprindo o seu propósito de ampliar o bem-estar na vida das pessoas, associando saúde e beleza a práticas cada vez mais sustentáveis.
Afinal, o olhar para o outro e o cumprimento dos seus acordos são pilares bem importantes para a marca – e que nós tivemos o prazer de ajudar a consolidar.
A consequência desse processo de autodescobrimento e reinvenção, então, é uma prosperidade sem precedentes, não só financeira, como criativa e emocional.
Em outras palavras, foi um grande privilégio para o Bureau ReA conduzir esse projeto, que impactou os mais de 1700 integrantes dessa família, ouvindo e envolvendo dezenas de pessoas, e esperando que ela cresça e frutifique ainda mais, trilhando um lindo caminho futuro.