Quando começamos a trabalhar com a Scalon, em abril de 2020, ela já era uma marca de referência com mais de 30 anos de história, dona de um jeans de qualidade absurda e de uma essência linda, elegante e madura.
O único “problema” é que tudo isso estava escondido por trás das suas fábricas e máquinas, ou melhor, de uma empresa imersa em uma cultura industrial, ao invés de uma cultura vocacionada para o Branding e para o Estilo de Vida.
Já na sua segunda geração de gestores da adorável família de mesmo nome, a Scalon nasceu no Paraná e conquistou multimarcas de todo o Brasil ao longo de três décadas, fabricando um jeans com status de joia. No entanto, no momento pré-pandemia, já sentia vontade de trabalhar melhor os conceitos da marca e seus inúmeros diferenciais competitivos. E foi aí que nós chegamos junto, bem de pertinho, conduzindo-a por um profundo processo de autoconhecimento e descoberta, que culminou com o desabrochar de uma marca que agora não só gera benefícios materiais de altíssima qualidade para os seus públicos – a.k.a aquele jeans chiquérrimo que veste como uma luva -, como as diversas riquezas econômicas, socioambientais e emocionais que só o #BrandingComAfeto pode proporcionar.
O sucesso do projeto, inclusive, se deve muito à brilhante gestão da empresa, que envolveu e integrou tantas pessoas ao redor da (re)construção da sua marca. Acompanhamos, por exemplo, colaboradores do departamento de Recursos Humanos pesquisando tendências de Moda, enquanto a turma do produto, por outro lado, observava o mercado, tendo insights para o time do Comercial.
Essa qualidade de troca, aliás, é uma das nossas principais entregas em cada um dos nossos projetos de Branding, pois o cruzamento de dados e percepções entre diferentes áreas e perfis criativos multiplica não só as oportunidades de inovação, como fortalece o espírito de colaboração e interdependência, essenciais para qualquer empresa que deseja se tornar líder de mercado hoje em dia.
Em outras palavras, o que nós oferecemos é uma metodologia comprovada que eleva e prestigia o próprio time de colaboradores internos como protagonistas do processo de (re)construção de marca, qualificando, amadurecendo e sensibilizando essas pessoas (para além do aspecto profissional).
Outra novidade do projeto foi percorrer esse processo de forma 100% digital por conta da pandemia. No entanto, esse fato, em momento algum foi visto como um prejuízo. Seguimos unidos e conectados durante todo o projeto como se estivéssemos ao vivo, e ainda trouxemos dois parceiros muito especiais para perto: a Ana Cotta, super estrategista de Branding, e o Guilherme Gaspar, uber especialista em Jeanswear. Ambos trouxeram um sabor ainda mais refrescante para a nossa vivência.
Além do fortalecimento imediato da marca Scalon no mercado de Moda, alguns outros ganhos dessa construção bonita são:
– Reformular a sua imagem e a sua estratégia integral (MKT, Produto, ID Visual e Comercial) com foco na liderança da marca no segmento jeanswear brasileiro;
– Recalcular tanto suas metas, quanto seus objetivos a médio e longo prazos, alinhando todos as pessoas da casa em uma mesma direção e em um mesmo ritmo;
– Remodelar o perfil da sua equipe, identificando pontos-chave para direcionar novas contratações, aumentando assim o quadro de colaboradores – que naturalmente conhecem, se relacionam e se identificam com a Brand persona da marca;
-Reconhecer eventuais parceiros, representantes e embaixadores, dentro e fora da empresa;
– Rever seus compromissos para um caminho de máxima sustentabilidade possível.
E isso é só o básico ;)
Há poucos dias, assistimos ao vivo, orgulhosos, à apresentação da próxima coleção Scalon, feita para clientes e representantes da marca e o que vimos foi um show de profissionalismo, consciência de marca e amor pelo ofício da Moda. Que já apontou para cima o indicador de crescimento de vendas. Isso mesmo: resultado imediato nas vendas. Isso é que é tarefa de casa bem feita, Scalon! Parabéns!
Temos o maior orgulho de estar ao lado de marcas comprometidas como a Scalon, mostrando que o Branding pode ser um divisor de águas na história de qualquer empresa, especialmente de Moda.
Nos sentimos agradecidos por essa oportunidade!