Será que sua empresa precisa de Branding?

Escuta essa história sobre Branding: Faz uns anos, fomos procuradas por uma Gestora de Marketing. Na época, ela tinha acabado de entrar numa empresa e enfrentava o desafio de gerir seu setor sem que a marca tivesse um planejamento estratégico bem definido. Dá pra imaginar o caos?

As reuniões eram tensas, a diretoria pressionava por resultados, mas a realidade era que a equipe se sentia desorientada, sem objetivos claros para garantir um trabalho alinhado e consistente.

Quando a Camilla (nome fictício para preservar a identidade) nos procurou, ela estava certa de que a marca precisava de um projeto de #Branding para trazer ordem, clareza e diretrizes que unificassem todos os setores. Mas sabia que convencer a diretoria não seria uma tarefa fácil.

Como saber que uma empresa precisa de Branding?

A primeira bandeira de alerta que se levantou foi a falta de alinhamento estratégico, mas esse não é o único sinal de que é hora de investir em Branding. Dá uma olhada nesses outros sinais e pensa aí: A marca que você representa está passando por alguns desses sintomas?

  • Queda nas Vendas e Receita: Quando dói no bolso, é hora de entender por que sua marca está perdendo espaço no mercado. Será que a proposta de valor está ultrapassada, sem sintonia com as necessidades atuais?
  • Alta Rotatividade de Colaboradores: Se a equipe está sem motivação, tem algo errado. Pessoas desmotivadas, sem oportunidades de crescimento e com baixo engajamento refletem uma cultura organizacional frágil e liderança ineficaz, o que impacta diretamente na produtividade.
  • Redução de Investimento em Marketing e Inovação: Sem inovação, a marca perde atratividade e desejo! Não dá para esperar muito de um orçamento mínimo. Cortar investimentos em P&D ou na comunicação é cilada, Bino.
  • Clientes Insatisfeitos: Se o número de reclamações aumentou e a empresa não está conseguindo contornar bem por meio de um atendimento eficiente e diferenciado, vocês podem estar perdendo clientes fiéis.
  • Incapacidade de Acompanhar a Concorrência: Se a marca está ficando para trás no mercado, corre o risco de desaparecer, mesmo que tenha sido uma referência no passado, como foi o caso da Kodak.
  • Falta de investimento em ESG: Uma marca que deseja longevidade precisa plantar desde já as melhores práticas em relação ao meio ambiente e às pessoas, desde a gestão até a sustentabilidade.

É por esses e outros motivos que o #MercadodeBranding vem crescendo. Só em 2020, estimou-se que US$ 11,4 bilhões foram movimentados, e a expectativa para 2025 é de um aumento de mais de 25% (segundo a consultoria Statista).

Isso porque não está fácil ter uma marca no Brasil, que registra mais de 1,45 milhão de novas empresas, contra 845 mil que se fecham (dados do Sebrae). Um projeto de Branding torna-se um importante aliado nessa busca por relevância e propósito.

Tá, mas como a Camilla convenceu a diretoria a investir em Branding? Vejamos alguns dos tópicos que Camilla levou para a reunião com os C-levels (e que você pode aproveitar) para argumentar sobre a importância desse investimento:

  1. Diferenciação radical no seu mercado – deixando a concorrência para trás.
  2. Aumento na percepção de valor – as pessoas reconhecerão e valorizarão a inovação investida.
  3. Fortalecimento do relacionamento com o cliente – com tom de voz e padrão de atendimento bem direcionados.
  4. Melhoria no ROIbranding aplicado melhora seu ROI imediatamente.
  5. Redução do CAC – conhecendo o público principal da marca, a assertividade aumenta.
  6. Alinhamento com as ODS – praticar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU garante um futuro mais sólido.

Além dos benefícios “da porta pra dentro”, como:

  1. Integração de práticas ESG – promovendo um ambiente de trabalho mais prazeroso, responsável e sustentável.
  2. Alinhamento interno entre equipes – integrando e melhorando a performance e o rendimento da empresa e seus setores.
  3. Fortalecimento da cultura organizacional – práticas diárias que nutrem as pessoas que constroem a marca.
  4. Colaboradores motivados e defensores da marca – uma empresa que dá gosto de pertencer, onde os colaboradores se tornam fãs da marca.
  5. Ferramentas para gerenciamento de crises e proteção da reputação – se algo fugir do controle, a empresa tem diretrizes para se apoiar e saber como conduzir para não ser cancelada.

Agora, é claro que um projeto de #GestãodeMarca não é só para o departamento de #marketing da Camilla, mas para toda a empresa. E não basta somente criar a estratégia: é preciso implementá-la t-o-d-o-s os dias, incorporando #práticasESG e metas alinhadas às #ODS na rotina da organização.

A boa notícia é que empresas que investem consistentemente em branding e #ESG têm um retorno 21% maior, em média (McKinsey). Além disso, alinhar a identidade da marca com as ODS contribui para criar uma marca resiliente e preparada para o futuro.

O #legado do projeto de Camilla

Por fim, concluímos o projeto de Branding da marca onde Camilla era Gestora. Já nos primeiros encontros, ela começou a implementar as diretrizes construídas nas sessões, o que lhe trouxe clareza e confiança no trabalho. Com isso, estreitou os laços com a diretoria, compreendendo melhor seus sonhos e visão.

Os resultados do projeto se refletiram no crescimento da empresa, no aumento da recompra, no fortalecimento da carteira de clientes e no destaque das coleções mais vendidas. O legado dessa transformação foi tão positivo que a marca passou a adotar práticas ESG em sua estratégia. E tudo isso aumentou sua competitividade e reforçou seu compromisso com os ODS.


E você, está vendo esses sinais na sua empresa? Não espere pela crise para investir em um projeto de Branding e ESG. A melhor hora para agir é enquanto a empresa está bem, mas sabe que pode ir além — com propósito, responsabilidade e impacto positivo.

💬 Vamos conversar? Comente abaixo ou mande uma mensagem para Carol Alves, nossa Gestora Comercial, para discutirmos como Branding e ESG podem transformar o seu negócio!

Será um prazer compartilhar mais sobre como, ao longo de 27 anos, ajudamos marcas como Hering, Farm, Karsten, Lez a Lez, Canatiba, Altenburg, Recco, entre outras, a se destacarem no mercado e aumentarem seu valor de marca — com impacto positivo.

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