BUREAU + ABSOLEM: Vamos trocar energia?

Por absolem |
 26 de maio de 2017

1-kY5kzqfpl7oEO-Ywkf138Q

O primeiro grupo com quem convivemos é a nossa família. Gradualmente vamos aumentando nossos círculos e à medida em que crescemos, também cresce o número de pessoas com quem convivemos. Estudamos e nos capacitamos para trabalhar, aumentando ainda mais a quantidade de contato e troca de energia com outros seres.

Mesmo que inconscientes, trocamos energia em todas as nossas relações, com seres vivos ou mortos, com ideias e com objetos. Nos movimentamos e fazemos escolhas baseados nessas trocas, de forma instintiva em primeiro lugar. As trocas podem ser contínuas, silenciosas, apertadas, abertas e intelectivas. Mas cada troca tem um porquê. Chegar nesse porquê, muitas vezes, é atingir novos limites da intuição.

Quando os contatos e a energia aumentam, criam-se grupos com algo em comum. Nesse fluxo crescente, nos organizarmos em tribos. Tanto do ponto de vista antropológico, quanto de estudos contemporâneos de comportamento/consumo e também de textos sagrados de tradições milenares (mitos), uma das definicões de tribo é o resultado de um processo de reconhecer no outro condições comuns, básicas e fundamentais da vida.

TUDO É ENERGIA

Uma empresa nasce com um propósito individual (herdado pelo seu criador) ou coletivo, mas nada mais é do que um grupo que — idealmente — deve reunir pessoas com um mínimo de interesses comuns. Ao colaborar, se tornam parte de algo maior, e caminham juntos em busca de objetivos, passando por diversas etapas, experiências e aprendizados.

Do outro lado, indivíduos também formados em outros grupos vão consumir a energia gerada por essa empresa. O conjunto de vibrações e de frequências emitidas para fora desta empresa é a energia da marca. Além de vibração e frequência, a energia da marca tem força, virtudes, constância, ordem, velocidade, organização entre outras características. Encontrar a medida de cada um desses elementos não é fácil, mas é possível.

1-86cpQE70dKxNkzwyYH61oA

A NOVA DIMENSÃO

Já existe a possibilidade de habitarmos uma nova dimensão. E é muito mais uma escolha do que qualquer outra coisa. Acima de tudo, é um compromisso. Primeiro é preciso ter consciência dessa nova dimensão. Depois, é preciso entendê-la para aí sim, se comprometer. Muitos já estão vivendo nela, outros entraram há algum tempo e saíram por não estarem prontos. Estes estão querendo voltar. A maioria não está preparada, porém, um número cada vez maior parece estar despertando verdadeiramente para o novo momento. A mudança é sutil, quase imperceptível. Tem gente se preparando há tempos para finalmente entrar, faltando apenas um empurrãozinho. Ao mesmo tempo, tem gente sem interesse ou mesmo sem consciência da possibilidade ou mesmo da existência dessa nova dimensão. Como tudo na vida, é preciso despertar, transformar e depois expandir. O compromisso e a expansão trazem a lealdade, a fidelidade, a responsabilidade e a dedicação à uma causa. Na nova dimensão, o termo que soma tudo isso é devoção.

Algumas marcas também já estão nessa nova dimensão, mesmo que de forma imanifesta. Só estão porque são feitas por pessoas que fizeram a transição. As poucas marcas que se manifestam dentro dessa nova dimensão ainda encontram dificuldades em transpor esse portal que nos levará ao novo mundo. Em um ambiente desconhecido e com crenças enraizadas há tanto tempo na sociedade, é complexo e custoso dissolver barreiras e obstáculos. O esforço é grande, mas muito válido. Por enquanto os obstáculos congelam a passagem de algumas pessoas, e consequentemente, marcas. Ao mesmo tempo, nascem os desbravadores dessa nova era. Alguns trabalhando em silêncio, outros em grupos, mas todos em colaboração e com muita verdade em comum.

A real é que ninguém conhece bem essa nova dimensão e como consequência, não sabemos o que podemos fazer nela, como vamos interagir nela, como vamos nos comunicar, nos alimentar, nos vestir, nos curar, nos locomover. Por vezes nem conseguimos reconhecer se estamos dentro ou fora dela. Transitamos, também, no nosso dia a dia e em cada área de nossas vidas. Ao frequentar essa nova dimensão, percebemos que os limites que antes conhecíamos vão diminuindo numa velocidade cada vez maior. É um momento bonito, onde o verbo ajudar tem se tornado muito presente. A interação que acontece entre o movimento de evolução e tudo que está estagnado é incrível, pois há conflito no mesmo espaço e tempo onde também há união. E o que está estático se faz parte da evolução também.

1-jhKLn8hqgz6xJel3wT74bw

O CAMINHO PARA A NOVA DIMENSÃO

A palavra de ordem é transmutação. Missão vira propósito, sustentabilidade é o básico para a continuidade, valores se agrupam e surgem virtudes, a expressão se torna verdadeira e transparente, a visão integrada com passado e futuro se unem no agora. Como os limites são menores, o posicionamento é mais amplo e volátil. Tudo passa a vibrar em outra frequência. Uma oitava acima é o termo que a Teosofia pegou emprestado da composição musical para diferenciar uma nota que muda e evolui.

Além de mais amplo e volátil, o ambiente também é incerto e complexo. Isso acontece pela simples falta de conhecimento dele. Tudo que é novo exige uma dose ou mais de estudo para deixar o incerto pelo certo, o complexo pelo simples. A ambiguidade é outra característica importante também e temos diversos exemplos dela acontecendo na política, por exemplo. É a polarização, onde opostos se confrontam primeiro pra depois se completarem. A dualidade é comum à todas as coisas e indispensável para haver uma união.

Tudo é novo, e muitos segmentos estão passando por processos de transmutação. Processos estão sendo revistos e formatos antigos que não servirão, ou que não se adequem à nova dimensão, devem sumir mesmo. Marcas que já nascem com a consciência redimensionada vão liderar seus mercados e segmentos. O branding também já está sendo revisto, como modelo, disciplina e prática. Um novo caminho se faz necessário para construir e transformar marcas. Algumas serão destruidas mesmo.

A MARCA E A ILUSÃO

Nesse cenário de transformação, marcas tem um papel muito importante. Eu diria fundamental, até. Empresas que querem estar nesse novo momento devem começar por suas marcas. Marcas podem revolucionar, unindo pessoas com ideais comuns e em prol de causas importantes. Elas servirão como uma espécie de transporte para a passagem do portal e nesse transpornte deverão estar, lado a lado, colaboradores e consumidores destas marcas. Colaboradores servirão como guias para consumidores, com um papel de responsabilidade contínua e universal. Consumidores serão fundamentais para ajustar o caminho pois terão a visão externa do transporte que levará todos juntos.

Pra isso, alguns paradigmas precisam ser quebrados. Uns grandes, outros menores, dependendo do degrau em que subimos e estamos. Em relação à comunicação de marcas, englobando a propaganda e a publicidade, o maior paradigma é o da ilusão. É preciso assumir que durante muito tempo, marcas criaram ilusões para vender seus produtos. Criaram-se necessidades ilusórias e transigentes, vazias e até impossíveis de serem alcançadas, sempre com o intuito de que as pessoas consumam mais.

O paradigma da ilusão é mais que complexo. Porque nenhuma marca deixará de ser uma ilusão. No fundo, a energia da marca gera uma ilusão, um impacto que não tem uma verdade absoluta na mente das pessoas. O impacto é relativo ao que essa pessoa teve de impactos antes, durante a sua vida e por isso a ilusão sobre determinada marca também é incomum às pessoas. É um paradigma de solução difícil, talvez impossível, porque requer mudanças que ainda não estão completas, podem ser contraditórias e são muito difíceis de reconhecer.

1-S8v0xzszqoQcXpfVKWQbTg

VAMOS TROCAR ENERGIA?

Para quebrar paradigmas, precisamos trabalhar juntos. Assim vamos nos completar, nos reconhecer e eliminar polaridades desnecessárias, rumo à união que nos aguarda lá na frente.

Transpor os portais para a nova dimensão é fundamental, mas tem o seu tempo. Começar a se preparar é urgente. Quer começar?

Antes de transformar, é preciso trocar energia.

Comente abaixo, dividindo a sua visão sobre esse novo espaço que devemos ocupar e como as marcas podem ser importantes para isso. Você também pode mandar um email para [email protected].

Tashi Delek!

1-4EyeAU0Dw_nMV0osXEG36A

.

{Este post é produzido e compartilhado com *absolem}
*absolem é um coletivo carioca focado em branding, criação de conteúdo e comunicação. Nossa principal busca é a Energia da Marca.

logo menos tendencia para posts blog

 

Fale com o nosso time

Por favor, preencha as informações abaixo para que a gente possa seguir com o contato ;)