+Mães na Moda: uma jornada para mães empreendedoras

Por Luisa Krauze |
 4 de março de 2024
Capa do edital + Mães Na Moda

Em parceria com o Instituto Lojas Renner e o Instituto C&A, o Criável começou o ano com o lançamento: +Mães na Moda, um programa de aceleração de negócios focado em mães empreendedoras

O Criável, pilar social do Renata Abranchs Branding, entra em 2024 nos surpreendendo com um projeto autoral direcionado a mães empreendedoras da moda do estado do Rio de Janeiro. Após a rica experiência e sucesso de outros projetos como o #TodesNaModa (em parceria com Instituto C&A), a atuação no Conselho Consultivo da ONG carioca Pipa Social e outras virtuosas parcerias, a ReA Branding começa o ano abrindo o edital para o +Mães Na Moda, projeto de impacto social com foco em negócios autorais capitaneados por mães do estado do Rio de Janeiro.

O +MNM está com suas inscrições abertas até 06 de março de 2024 para a seleção de 20 mulheres que irão participar de uma jornada de conhecimento totalmente gratuita, com acesso ao curso online “Empreender na Moda com Consciência”, com Bárbara Mattivy, fundadora da Insecta Shoes e especialistas, e 14 encontros online para mentorias e trocas com diversos especialistas do mundo da moda, além de grupo de apoio no WhatsApp, acesso a ferramentas de gestão e ajuda de custo no valor de R$2000,00 para o acesso à internet durante a trajetória.  

Juntamente com os patrocinadores Instituto Lojas Renner e Instituto C&A e os apoiadores Calculadora Moda ESG, Chuva de Cor, Cícero, Cool Hunter Favela, Dig For Fashion, Emperifa, Faciamus, Isaac Silva, Nosso Quintal, Pipa Social, Preguistê, Projeto Acolher, Rafa Pinah, Ruiva Branding, SESC RJ, Sillas Filgueira, Troca, Tecnoblue, UjamaaTech e Vaz, o CRIÁVEL é o responsável pelo + Mães na Moda e, por meio da sua metodologia e conteúdos, terá o papel de promover o encorajamento, a capacitação e emancipação das progenitoras durante essa jornada de conhecimento e fortalecimento de seus negócios de moda. 

As mentorias, distribuídas em cerca de 6 meses do ano de 2024, contarão com temas como Branding de Moda, Criação de Coleções, Marketing, Financeiro, ESG e muitos outros, conduzidos por grandes nomes do cenário brasileiro da moda e do empreendedorismo. 

O projeto + Mães na Moda é uma das iniciativas patrocinadas pelo Instituto Lojas Renner e pelo Instituto C&A na busca pela inclusão social e produtiva de mulheres no ecossistema da moda para a melhoria da condição de vida, garantia de direitos e o bem-estar de mulheres e suas comunidades. 
Capa do edital +Mães na Moda com todos os patrocinadores e apoiadores do projeto

POR QUE INCLUIR + MÃES NA MODA? ​ 

Atualmente, em uma rápida pesquisa podemos encontrar dados alarmantes acerca da presença da mulher no mundo da moda e no mundo dos negócios. Em pleno 2024, somente 4,7% das empresas brasileiras são lideradas por mulheres, mesmo que quase metade dos lares brasileiros seja sustentado por elas. Ainda podemos destacar que no contexto pós-pandemia, mais de 8,5 milhões de mulheres perderam o emprego na pandemia, o que levou o Brasil ao 7º lugar na lista de países com maior número de mulheres empreendedoras. Nesse contexto, 61% delas recebem até um salário mínimo e representam 48% dos MEIs nas categorias beleza, moda e alimentação. Dentro do recorte do universo da moda brasileira, 75% da força de trabalho é feminina, mas menos de 15% ocupa cargos de liderança. Além disso, mais de 90% dos empreendimentos femininos são de marcas autorais e 20% são de moda circular​. 

Como resultado de uma extensa pesquisa qualitativa pela equipe do CRIÁVEL com mulheres mães empreendedoras, a motivação principal de 87% delas para a entrada no mundo do empreendedorismo foi a independência financeira para ter mais tempo com a família e filhos​. De acordo com a pesquisa, uma das maiores dificuldades apontada na pesquisa é a de conciliar todas as etapas e demandas de um empreendimento com a os cuidados com a casa e a maternidade, sendo esta determinante no tempo disponível para se dedicarem a todos os processos do negócio. 

“Uma filha precisar de algo​ e eu não poder, me parte o coração. Choro na calada da madrugada sem ninguém ver ​e acordo mais forte, pois acredito que vou vencer”, desabafa ​Ana Cláudia dos Santos​, mãe e empreendedora de moda, na entrevista à equipe do projeto. 

Em suma, o objetivo do projeto é fomentar a geração de renda desse grupo social vulnerável – mães empreendedoras. Assim como contribuir com a redução da desigualdade de gênero e social e a ​melhoria das condições de trabalho e vida de suas famílias. 

O projeto também visa contribuir diretamente com cinco ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável): 

  • 04 – Educação de Qualidade 
  • 05 – Igualdade de Gênero 
  • 08 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico 
  • 10 – Redução das Desigualdades 
  • 12 – Consumo e Produção Responsáveis  

COMO PARTICIPAR DO EDITAL + MÃES NA MODA 

Conforme o edital, podem se inscrever no projeto + Mães na Moda, negócios de moda formalizados (com CNPJ ativo), como organizações com fins lucrativos (MEI, EPP, ME, EI, EIRELI, LTDA) que sejam lideradas por mães com mais de 18 anos de idade. Além disso, precisam ser residentes na cidade do Rio de Janeiro e já tenham desenvolvido produtos autorais de vestuário, moda íntima, calçados  ou  acessórios  de  moda,  com  atividades  comerciais, presenciais e/ou online, há pelo menos 1 ano (contabilizados a partir do início do projeto, ou seja, atividades comerciais desde pelo menos março de 2023). Também é pré-requisito que tenham  aparelho com acesso à internet para acompanhamento e desenvolvimento das atividades propostas ao longo dos meses. 

As inscrições serão feitas através de um formulário disponível no site https://conteudo.criavel.com/mais-maes-na-moda/. O prazo vai até 06 de março de 2024 de forma totalmente gratuita, com início da programação em 02 de abril de 2024.

Acesse agora o link abaixo para download do edital e acesso ao formulário de inscrição ;)

Conteúdo relacionado

Fale com o nosso time

Por favor, preencha as informações abaixo para que a gente possa seguir com o contato ;)