Como fazer escolhas responsáveis para a sua marca de Moda
A indústria têxtil é uma das mais poluentes do mundo. Ela é responsável por um impacto negativo significativo no meio ambiente e na sociedade, com altos gastos de água, uso de produtos químicos, descarte de microplásticos e denúncias de trabalho escravo.
Felizmente, existem muitas maneiras de tornar a sua marca de Moda mais sustentável, começando com a escolha de tecidos sustentáveis.
Está desenhando sua nova coleção? Que tal substituir as matérias-primas por alternativas mais sustentáveis?
Neste guia, vamos explorar as melhores práticas para escolher tecidos sustentáveis, garantindo um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade, além de mais valor para o seu negócio.
Confira o nosso Guia de Compras de Tecidos Sustentáveis para pensar em compras mais responsáveis para a sua marca daqui para a frente.
1) Antes de comprar…
Entenda seus Valores e busque alternativas que façam mais sentido para a sua marca.
Lembre-se: a sustentabilidade não se limita a compras pontuais. É uma preocupação constante com a forma como a empresa aborda sua produção e escolhe seus fornecedores.
2) Pesquise os impactos
Saiba os impactos sociais e ambientais dos tecidos.
Busque iniciativas que incentivem pequenos agricultores com responsabilidade, como o Projeto Ilumiara, da Cataguases com a Dalila Ateliê Têxtil, que fomenta o plantio de algodão orgânico de forma sustentável, segura para os produtores e transparente no agreste paraibano.
Ativo desde 2021, o Ilumiara envolve mais de 60 produtores e suas famílias em Ingá, interior da Paraíba.
3) Procure as certificações
Ivna Barreto, Gerente de Marketing e Magazine da Canatiba Têxtil, ressalta que obter certificações de responsabilidade socioambiental é uma boa estratégia para comunicar boas práticas com segurança, fugir do greenwashing, e atrair investidores para o seu negócio.
Algumas certificações muito importantes que garantem o compromisso da empresa com práticas responsáveis em toda a sua cadeia são:
Oeko-Tex: certifica que os tecidos são livres de substâncias nocivas à saúde humana
GOTS: certifica que os tecidos são feitos de fibras orgânicas
FSC: certifica que a madeira utilizada na produção dos tecidos foi extraída de forma sustentável
Higg Index: é um sistema de avaliação que mede o impacto ambiental de toda a cadeia produtiva de uma peça de roupa
ABVTEX: certificação brasileira que garante que as empresas têxteis cumprem os requisitos de responsabilidade social e ambiental
Em seu mix de produtos, a Canatiba Têxtil possui a Plataforma Éko, que permite buscar tecidos que contribuem com a preservação do meio ambiente, são produzidos através de processos ecologicamente responsáveis e têm na sua composição fibras sustentáveis, recicladas e certificadas.
4) Visite as instalações
“Conhecer o fornecedor, até mesmo visitando suas instalações, pode fornecer informações valiosas sobre as práticas sustentáveis da empresa.” Vanessa Bachiega, Gerente de Produto da Werner Tecidos
A Werner Tecidos é um exemplo de empresa que vai além das certificações, realizando visitas regulares às operações dos fornecedores de fios de seda. Assim, investindo tempo e recursos em conhecer e confiar em seus fornecedores e nos seus processos.
5) Pense em durabilidade e circularidade
Priorize tecidos duráveis, que resistem ao tempo e ao uso. E, ao final de sua vida útil, possam ser decompostos, reciclados ou reutilizados. Circularidade é a chave!
Um exemplo é o Amni Soul Eco, poliamida com longa vida útil, por ter baixo coeficiente de atrito e maior resistência mecânica.
Além disso, o fio é inovador pela decomposição acelerada em até 10 vezes em aterros sanitários e 20 vezes nos oceanos.
6) Planeje-se para os próximos anos
Inclua no seu planejamento e orçamento o compromisso com as práticas de governança socioambiental.
Comece a pensar mais cedo em quais estratégias vai buscar e trace metas com objetivos e KPIs que queira atingir.
Em seguida, monitore o seu progresso, com a ajuda de ferramentas como a Calculadora Moda ESG, que pode medir o nível de sustentabilidade da sua marca de Moda.
Por último, faça relatórios e comunique os resultados.
Exemplos de metas:
- Reduzir o consumo de água
- Diminuir o uso de matéria-prima virgem
- Apoiar agricultores locais
Ao escolher tecidos sustentáveis, você pode ajudar a proteger o meio ambiente e a sociedade, além de tornar a sua marca mais atraente para os consumidores conscientes.
Quer tornar a sua marca ainda mais sustentável?
Nossos clientes têm, em média, um crescimento de 95% em ações de sustentabilidade após fazerem Projetos de Branding com a gente.
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