Guia de Compras de Tecidos Sustentáveis

Como fazer escolhas responsáveis para a sua marca de Moda

A indústria têxtil é uma das mais poluentes do mundo. Ela é responsável por um impacto negativo significativo no meio ambiente e na sociedade, com altos gastos de água, uso de produtos químicos, descarte de microplásticos e denúncias de trabalho escravo.

Felizmente, existem muitas maneiras de tornar a sua marca de Moda mais sustentável, começando com a escolha de tecidos sustentáveis.

Está desenhando sua nova coleção? Que tal substituir as matérias-primas por alternativas mais sustentáveis?

Neste guia, vamos explorar as melhores práticas para escolher tecidos sustentáveis, garantindo um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade, além de mais valor para o seu negócio.

Confira o nosso Guia de Compras de Tecidos Sustentáveis para pensar em compras mais responsáveis para a sua marca daqui para a frente.

1) Antes de comprar…

Entenda seus Valores e busque alternativas que façam mais sentido para a sua marca.

Lembre-se: a sustentabilidade não se limita a compras pontuais. É uma preocupação constante com a forma como a empresa aborda sua produção e escolhe seus fornecedores.

2) Pesquise os impactos

Saiba os impactos sociais e ambientais dos tecidos.

Busque iniciativas que incentivem pequenos agricultores com responsabilidade, como o Projeto Ilumiara, da Cataguases com a Dalila Ateliê Têxtil, que fomenta o plantio de algodão orgânico de forma sustentável, segura para os produtores e transparente no agreste paraibano.

Ativo desde 2021, o Ilumiara envolve mais de 60 produtores e suas famílias em Ingá, interior da Paraíba.

3) Procure as certificações

Ivna Barreto, Gerente de Marketing e Magazine da Canatiba Têxtil, ressalta que obter certificações de responsabilidade socioambiental é uma boa estratégia para comunicar boas práticas com segurança, fugir do greenwashing, e atrair investidores para o seu negócio.

Algumas certificações muito importantes que garantem o compromisso da empresa com práticas responsáveis em toda a sua cadeia são:

Oeko-Tex: certifica que os tecidos são livres de substâncias nocivas à saúde humana

GOTS: certifica que os tecidos são feitos de fibras orgânicas

FSC: certifica que a madeira utilizada na produção dos tecidos foi extraída de forma sustentável

Higg Index: é um sistema de avaliação que mede o impacto ambiental de toda a cadeia produtiva de uma peça de roupa

ABVTEX: certificação brasileira que garante que as empresas têxteis cumprem os requisitos de responsabilidade social e ambiental

Em seu mix de produtos, a Canatiba Têxtil possui a Plataforma Éko, que permite buscar tecidos que contribuem com a preservação do meio ambiente, são produzidos através de processos ecologicamente responsáveis e têm na sua composição fibras sustentáveis, recicladas e certificadas.

4) Visite as instalações

Conhecer o fornecedor, até mesmo visitando suas instalações, pode fornecer informações valiosas sobre as práticas sustentáveis da empresa.” Vanessa Bachiega, Gerente de Produto da Werner Tecidos

A Werner Tecidos é um exemplo de empresa que vai além das certificações, realizando visitas regulares às operações dos fornecedores de fios de seda. Assim, investindo tempo e recursos em conhecer e confiar em seus fornecedores e nos seus processos.

5) Pense em durabilidade e circularidade

Priorize tecidos duráveis, que resistem ao tempo e ao uso. E, ao final de sua vida útil, possam ser decompostos, reciclados ou reutilizados. Circularidade é a chave!

Um exemplo é o Amni Soul Eco, poliamida com longa vida útil, por ter baixo coeficiente de atrito e maior resistência mecânica.

Além disso, o fio é inovador pela decomposição acelerada em até 10 vezes em aterros sanitários e 20 vezes nos oceanos.

6) Planeje-se para os próximos anos

Inclua no seu planejamento e orçamento o compromisso com as práticas de governança socioambiental.

Comece a pensar mais cedo em quais estratégias vai buscar e trace metas com objetivos e KPIs que queira atingir.

Em seguida, monitore o seu progresso, com a ajuda de ferramentas como a Calculadora Moda ESG, que pode medir o nível de sustentabilidade da sua marca de Moda.

Por último, faça relatórios e comunique os resultados.

Exemplos de metas:

  • Reduzir o consumo de água
  • Diminuir o uso de matéria-prima virgem
  • Apoiar agricultores locais

Ao escolher tecidos sustentáveis, você pode ajudar a proteger o meio ambiente e a sociedade, além de tornar a sua marca mais atraente para os consumidores conscientes.

Quer tornar a sua marca ainda mais sustentável?

Nossos clientes têm, em média, um crescimento de 95% em ações de sustentabilidade após fazerem Projetos de Branding com a gente.

Entre em contato com a gente e descubra como podemos ajudar a sua marca de Moda na jornada virtuosa em busca do impacto positivo.

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