Manias do verão francês _ Calvi e Paris

Por Renata Abranchs |
 30 de julho de 2013

 
 
No início de julho, partimos eu e Tiago pra curtir o verão no Mediterrâneo, num clima meio férias, meio job, já que iria rolar na Córsega, em Calvi, o festival de música Calvi on the Rocks e a cidade também seria rota da tão festejada Tour de France. Ou seja, prato cheio pra gente. Antes e depois de conhecer o pequeno paraíso secreto de Calvi (segundo eles, terra de Cristóvão Colombo), passamos uns bons dias gelados no verão atípico da nossa amada Paris, mas logo o sol chegou e, com ele, as cores, a pele de fora e o charme elegantemente displicente dos franceses. Na volta da Córsega ( as fotos você pode ver no intagram do RIOetc, @rioetc, e também na tag Córsega no site), visitei a edição de verão 2015 da feira de moda Who’s next – e me encantei tanto que vou contar num próximo post aqui. Prometo.
 
 

 
 
Quem me conhece sabe que eu adoro listas. Elas facilitam muito. Fiz um top 10 desse alto verão francês. Pensei, num primeiro momento em separar Paris de Calvi, mas os comportamentos se misturam muito, principalmente, quando a Cidade Luz está ensolarada. Então, elegi 10 pontos que me chamaram muita atenção e estão marcando este verão nas bandas de lá. Perdão pelas minhas humildes fotos , mas muitas delas, fui fazendo com o iPhone, enquanto o Tiago se dedicava a seus belos cliques que você viu no RIOetc.
 
Então, lá vai:
 
1- Maiôs espetaculares
 
As francesas mais lindas aproveitam a praia de biquíni, sim, mas quando a tarde começa a cair e os DJs começam seus shows à beira daquele mar calminho e cristalino, elas põem seus maiôs superdecotados ou ultraestampados (ah! o biquíni de lacinho facilita total a troca!), se acomodam num short jeans bem surrado, pegam um drink ou uma cerveja (mesmo quente), soltam a cabeleira banguçada e vão ser felizes.
 
 

 

 

 
 
2- Biquíni tomara-que-caia com fenda.
 
Pra mim, aka bikini TQC Batman. Sacou?! ;) Viajei?? :/
 
Bom, fato é que esse biquíni é a febre do verão de Calvi. Com lurex, então, é a dengue. Muitos deles ganham um elástico de silicone dentro do decote, um artifício que dá uma certa aderência do biquíni à pele e uma firmada boa.
 
 

 

 

 
 
3- Espadrilles originais
 
Quando se trata de conforto, as espadrilles são preferência da turma que sabe das coisas. Pra elas e pra eles. Listradas, vermelha e verde bandeira são as top da vez. Mas uma coisa notável – e admirável – é que não basta ser espadrille. Se não for Made in France, nada feito.
 
 

 

 

 
 
4- Meninos cool usam short
 
Bom, tirando o Tiago, constantemente de sunga preta, e dois italianos que vimos usando sunga asa delta estampada tipo tropical (oi?), o senso comum é usar bermuda na praia. Mas os carinhas mais interessantes da areia, da turma cool, estão usando short fit. Alguns estampados, outros xadrezes ou listrados, mas o preto com bordas brancas ou vice-versa era um hit.
 
 

 

 

 

 
 
5- Regatas abusadas
 
Tipo ‘machão’, derivada de uma tee vintage ou hiperdecotada em ‘u’, elas ganham status unissex e se exibem desleixadas e lindas, das areias de Calvi às margens do canal Saint Martin, em Paris.
Na primeira foto eu mostro dois gatitos, no centrinho comercial de Calvi, usando looks, que são pra mim, a cara dos meninos bacanas desse verão corso. Short fit + regata (cada um usa um tipo) + tênis + meia preta.
 
 

 
 
Ah! vem cá: o da direita não tem um quê do Johnny Depp?? Tem.
 
 

 

 

 
 
Na última foto, o Antonin Poggioli tava usando uma regata superfeminina que ganhou de uma amiga depois de elogiá-la. Essa regata virou o xodó dele. Vê aqui, ó.
 
 
6- Barbudaços
 
Barbinha? Que nada, o lance agora é barba viking! <3
 
 

 

 

 

 
 
7- Bonés Hip Hop
 
Sensação em todo o planeta, a França não fica de fora. É, sem dúvida alguma, o “chapéu“ do ano.
 
 

 

 

 

 

 
 
8- Pequenos de óculos escuros
 
Deve estar rolando alguma campanha forte do ministério da saúde da terra de Napoleão, por que TODAS as crianças e vitrines infantis que encontramos exibiam suas lunettes, quase todas espelhadas.
 
 

 

 
 
9- Birkenstockmania
 
Outro item quase indispensável para os dias quentes. Enquanto as espadrilles ficam em casa arejando, eles colocam as sandálias anatômicas de couro pra jogo. Na pré e pós praia, pra eles e pra gente, com vestidos vaporosos ou navy, com trenchcoat de verão + cigarrete… Amo bastante.
 
 

 

 

 
 
10- Ecobags de algodão pra levar a vida e a toalha
 

É curioso pra nós, cariocas, mas eles não colocam a canga na areia. Levam uma toalha ou um fouta, espécie de manta de algodão, típica do Mediterrâneo. Ambas fazem um certo volume que justifica a ecobag tamanho GG. A bolsona de palha (cabas), tipo cesta, é outro item típico, mas fica mais restrito às mães, que levam aquele arsenal de tralha que faz a alegria da criançada.
 
 

 

 
 
Só pra lembrar, tem um monte de personagens que conhecemos nas nossas “férias” lá no RIOetc.
 
Vai lá!
 
Ótima semana!
 
Muitos bisous,
 
Renata

Fale com o nosso time

Por favor, preencha as informações abaixo para que a gente possa seguir com o contato ;)