O filme “Barbie” dirigido por Greta Gerwig e estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling está prestes a estrear. Com certeza você conhece o brinquedo mais famoso do mundo, mas você conhece a estratégia por trás do branding da Barbie e do lançamento da super produção?
Em 1959, a presidente da Mattel, Ruth Handler, criou a boneca Barbie inspirada em sua filha, uma fashionista que acreditava que uma menina poderia ser o que quisesse!
Hoje, a Barbie representa quase um terço do faturamento anual da empresa. Mas o mundo dos sonhos nem sempre foi cor de rosa. Em 2014, a Mattel enfrentou uma enorme queda nas vendas da boneca, o que indicou a urgência de um rebranding.
O reposicionamento da Barbie
Dois anos depois, a Barbie lançou sua primeira linha com diferentes tipos de corpos. Desde então, vem investindo em diversidade, incluindo novos tons de pele, carreiras e estilos.
Em 2018, Ynon Kreiz entrou como CEO da empresa e passou a investir em estratégias mais arriscadas. Vendeu os direitos da Mattel para todos os estúdios de Hollywood e o filme de Gerwig é apenas o primeiro de mais 14 encomendados.
O investimento de 100 milhões de dólares feito pela Warner Brothers é um risco. Mas, ao que indicam as collabs promocionais para o filme, a Barbie não vai sair no prejuízo. Airbnb, Crocs, OPI, Burger King, C&A, Riachuelo e Renner estão entre as marcas com produtos licenciados. A pré-venda dos ingressos já se iguala a de Avatar: o caminho da Água.
A estratégia de investir no branding da Barbie já começa a trazer resultados. No último mês, a empresa apresentou um crescimento de 15% na bolsa, superando os 12% da Meta.
Moral da história: todas as marcas precisam se reinventar e se readequar às mudanças de comportamento da sociedade, mesmo que isso inclua assumir riscos. Afinal, uma marca é o reflexo dos desejos do seu tempo.
Já separou seu look rosa para aprender com a Barbie nos cinemas?