Em clima de Páscoa, a gente percebe o quanto datas comemorativas podem render boas iniciativas. Com isso, a marca constrói um laço cada vez mais fortalecido com a sua comunidade. Por isso, a gente separou alguns eventos importantes para a Moda, Cultura e Varejo, que vão te ajudar a ficar mais próximo de quem te consome <3
Abril / Maio / Junho
- 25 a 28/05: SPFW – a maior semana de moda da América Latina promete trazer uma junção de moda autoral com impacto socioambiental, ansios@s?
- 12/06: Dia dos Namorados- aproveitando o mês do Orgulho, lembre-se que toda forma de amor é válida, viu?
- 28/06: Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+ – pense em ações que vão além do pink money e realmente cuidem da comunidade queer. Em outras palavras, além de vender produtos, como o seu negócio pode ser um aliado da causa?
Julho / Agosto / Setembro
- 25/07: Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha- data em que comemora-se o primeiro encontro de mulheres latino americanas para discutir questões sobre racismo e feminismo em 1992
- 29/08: Dia da Visibilidade Lésbica- para lembrar que o L da sigla LGBTQIAP+ também importa, né?
- 21/09: Dia Nacional da Luta das Pessoas Com Deficiência- É hora de refletir, a sua marca pensa e contempla as necessidades de pessoas com deficiência?
Outubro/ Novembro / Dezembro
- 10/10: Dia Internacional da Saúde Mental- além de pensar em ações para a sua comunidade, certifique-se de que a saúde mental da sua equipe está em dia e como você pode fazer para fazer uma gestão sem que ninguém passe por burnouts
- 31/10: Halloween- apesar de ser importada, a data vem tornando-se cada vez mais relevante no Brasil. As buscas por termos tipo “como fazer sangue falso” crescem 180% neste período do ano e as marcas de moda devem estar atentas à produção de looks mais “dark”, especialmente as de figurinos sob medida
- 16 a 20/11: SPFW– a princípio, a segunda edição anual da nossa semana de moda brazuca terá seu encerramento no Dia da Consciência Negra. Será que vem algum desfile especial por aí?
- 19/11: Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino- de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), cerca de 10 milhões de mulheres são empreendedoras no Brasil. Você sabe o quanto da sua comunidade é composta por estas mulheres? Como atendê-las? Sabe como a sua marca pode contribuir com parceiras que também empreendem?
- 20/11: Dia da Consciência Negra- pense além dos take overs nas redes sociais e reveja políticas internas, se existem pessoas negras em cargos de decisão e liderança na sua empresa e como trabalham a diversidade no negócio.
Bônus: datas comemorativas de 2024 <3
Janeiro/ Fevereiro/ Março
- 29/01: Dia Nacional da Visibilidade Trans- apesar de ser celebrado no fim do mês, use Janeiro inteiro para pensar em ações que fortaleçam e contribuam com pessoas trans
- Carnaval- a festa mais amada do Brasil é uma oportunidade perfeita para movimentar negócios de moda com produtos como adereços, fantasias, looks exclusivos, acessórios divertidos; e serviços, incluindo costureiras, modelistas, maquiadores, hairstylists, stylists e produtores de moda.
- 08/03: Dia Internacional da Mulher- antes de tudo, pense nas reais necessidades das mulheres que constróem e consomem a sua marca, que vão muito além de flores e caixas de chocolates.